Viajando com um bebê

Viajar é sempre maravilhoso. Sou super "batedora de pernas" como diz a minha querida tia-avo-cearense-da-gema. Sempre a-m-e-i viajar. Nao parei nem na gravidez( meio que sem querer saber, claro). Luigi dentro da minha barriga esteve em 4 continentes e pisou em 7 paises. Nao senti nenhum enjoo e nao tive nenhum problema. Parei de viajar aos 6meses de gravidez, quando cheguei aqui na Italia.

Depois que ele nasceu, nao esperava viajar assim tao cedo. Esperava deixa-lo crescer um pouco para entao voltar a fazer uma das coisas que eu mais gosto na vida. Porém, antes de qualquer coisa um bebe que mora no extrangeiro precisa de uma identificaçao internacional para sair do pais. E isso aqui onde eu moro seria impossivel de conseguir, visto que a Repartiçao Internacional Brasileira que representa a regiao aonde eu moro(norte da Italia) esta situada em Milao.

Poderia ter esperado mais para ir registra-lo no Consulado Brasileiro em Milao. Assim, evitaria viajar com ele tao pequenininho.Porém sou daquelas que gosta de estar preparada para qualquer situaçao. Tive medo de precisar viajar ao Brasil de ultima hora. Ou ter que sair do pais por algum motivo e ter impedimento por conta do bebe nao ter passaporte. Entao, resolvi ir logo.

Luigi ja estava registrado aqui no Comune(a prefeitura daqui), ja tinha até um registro internacional que o proprio Comune tinha dado. Mas isso nao serve para sair do pais né? Entao, pegamos as trochas e seguimos viagem.

Preparei as roupinhas, fraldas de pano e descartaveis, muitos agasalhos, luvinhas, meinhas, tocas, etc. Saimos de casa eram 5:50 da manha. Luigi super-agasalhado no seu carrinho, ja mamado e dormindo. Acordei bem antes para preparar tudo, colocar milhoes de roupas de frio e deixar o tanque do babe cheio, para nao chorar ou reclamar no caminho.

Em Bologna trocamos do onibus para o trem. No onibus foi bem tranquilo, entramos com o carrinho montado, Luigi dormindo e as bolsas muito bem divididas. Levamos uma mochila com nossas coisas, a bolsa do Luigi com suas coisas, o tripé da camera, e um sacola com agua e lanchincos. Tudo bem sistemado e organizado. Até chegar no trem.

Pegamos o trem-bala, aquele que vai a mais de 200km/h e vai cheio de executivos e homens de negocios. hoho Quando chegou o casal jovem atrapalhado com um bebe, todos olharam. Claro, isso é normal aqui. Normal as pessoas te olharem né, porque jovens terem filhos aqui é raro. abre parenteses rapidinho( Aqui o aborto é permitido e os italianos estao na fase de que quanto mais velho para ter filhos, melhor. Entao voce ve as titias sendo maes com idade super avançada. NADA contra meu povo. Sou totalmente a favor que voce tem que ter uma estabilidade para ter uma criança, até mesmo para oferecer melhores oportunidades às mesmas. Mas aqui o lance é sério mesmo. Eu e o Alan andamos na rua e o povo olha pra gente com uns olhos de: "Que absurdo, essas crianças com outra criança!" Sem contar que eu sempre aposto com a minha mae que a mae-com-cara-de-vovo da rua, nao é a mae da criança. fecha parenteses)


Depois de um espetaculo de confusao e trapalhadas, conseguimos nos acomodar com a ajuda de alguns passageiros-simpaticos e a cordialidade da moça que nos concedeu o seu lugar para ficarmos um do lado do outro, visto que nossos assentos era um na frente do outro. Super odio da moça da agencia!

Levamos o carrinho do Luigi porque sabiamos que andariamos muito em Milao, e o Luigi(e nos!) ficaria mais confortavel no carrinho que no canguru ou no colo. Entao que o trem foi tao rapido que so deu tempo do Luigi mamar para chegarmos. Estavamos totalmente tranquilos, achando que ia demorar ainda pelo menos uma meia hora quando perguntamos aonde era aquela parada. A moça respondeu: -Milao. Ha??? Ja???

E a confusao comecou de novo. Coloca roupa do Luigi. Macacaozinho-forma-de-ursinho ok. Luvinhas, toca, cobertor por cima.(Ele sempre se irrita quando a gente cobre ele antes de sair pro frio. Fica puto mesmo, por causa do calor, ai depois que sai, fica calminho e dorme com o balanço do carrinho). Casacos em mim e no Alan ok. Luvas e tocas também. Mochila nas costas. Bolsa do Luigi no braço. Armaçao do carrinho em uma mao, a outra eu me seguro. O moisés com o Luigi dentro com o Alan. E a sacola dos farofeiros de lanchinhos também.

Tudo pronto e chegamos. Fomos atras do metro para chegar ao Consulado. Tickets na mao. Rumo à outra aventura. As escadas do metro e a multidao de gente. Olhos bem abertos nas bolsas, pois Milao ja nao é mais tao seguro assim. Sobe carrinho, desce carrinho. Entra com o carrinho, sai com o carrinho. Elevadores, escadas rolantes, escadas normais. Pista, calçamento, calçadas. Barulho, muita gente. Claridade do sol, luz artificial. Frio, calor. Frio, calor. Cobre, descobre. Pense numa aventura! Pois é...

E o Luigi?

Ahh, meu filho? ha-ha

Dormindo.

So acordava quando ficavamos muito tempo parados. Quando voltavamos a mover o carrinho ele dormia de novo. Mamava sempre que pedia. A gente ficava super atento a isso. Quando ele reclamava, procuravamos um lugar quentinho e tome gasolina! Opsss, leite.

Ficamos umas 2h no Consulado, fazendo seu registro de nascimento brasileiro e seu passaporte. Chegamos com 2h de antecedencia. Tinhamos marcado a hora no site do oficial do Consulado. Mas por sorte fomos atendidos antes. Depois de tudo pronto. Fomos dar uma volta por Milao. Eu nao conhecia a cidade. Ja embarquei e decolei varias vezes no aeroporto de Malpensa, mas nunca tinha ido à cidade conhece-la. Sempre ia direto pra cidade da mamae.

A cidade nao tem nada de MAIS além das lojas mega CARAS de marcas famosas e a igreja Duomo le a galeria que tem na frente da igreja. Tem um castelo também, mas nao fomos ver. Passamos a tarde por la e de noitinha fomos pra estaçao de trem novamente para pegar mais um trem. Dessa vez com destino a Torino.
Luigi olhando a paisagem no trem
Milao é legal mamae

Duomo

Mamae e Luigi

Mamae-cara-de-morta-de-cansada e baby Luigi mamando

Bebe arrotando


Chegamos a noite em Torino. A amiga dos pais do Alan(e agora nossa também) ja estava la nos esperando. Chegamos super-cansados. Demos banho no Luigi, vestimos-o com roupas limpinhas e ele ficou um tempinho enjoadinho, mas nada demais. Jantamos uma comidinha super gostosa que a Catia preparou para nos. Depois de conversarmos um pouco, fomos dormir pois estavamos so o caco!

Comentei com o Luigi: "Pow filho, bem que voce poderia dormir umas 6h né? Pra mamae e o papai descansarem". Dormimos as 22h. às 3h da manha Luigi começa com os seus "éh éh", ele fica assim até se emputar de vez e chorar para mamar. Porém, muitas vezes ele faz o"éh éh" e volta a dormir. Entao eu sempre espero pra ver se ele vai voltar a dormir ou se vai acordar de vez.

Deixei ele la e adivinhem so! Dormiu de novo e acordou as 4:20am. Dormiu 6h20min direeeeto. Nem acreditei! Mamou, mamou, mamou, troquei a fralda e dormiu de novo. Que deliciaaaaaaa! Amo esse meu filho! Ele sempre entende quando eu estou morta-de-cansada e preciso de umas horinhas a mais para dormir. Ele acordou de novo so umas 8h. Mamou, se arrumou e ficou esperando a gente tomar cafe da manha bem quietinho no colo da tia Catia.

Depois passamos o dia conhecendo Torino. E que cidade LINDAAAAAA! Torino sim, é linda, linda, linda. Muita coisa pra conhecer, muitos pontos turisticos. Varios parques. Muitos castelos. Uma cidade dos sonhos! Mais linda do que ela, pra mim(das cidades que eu conheço claro) so Barcelona. Ahh, Barcelona e eu temos um caso de amor eterno.

Nos em Torino


Tia Catia e Luigi

Torino é legal mamae

Depois de mamar, embreagado na mesa do bar

Catia, fofissima e nos em Torino



Viemos para casa no outro dia de manha. Mas dessa vez ja estavamos com pratica ao montar e desmontar o carrinho. Subir e descer escadas com ele e levar as bolsas. Agora temos toda uma técnica! hoho

Viajar com um bebe recem-nascido nao é la muito facil, mas acho que é menos dificil que com bebes maiores pois o Luigi so mama no seio. Entao, nao tive que me preocupar com comida pra ele. Ele dorme bastante pois ainda é pequenininho. O unico problema é o medo de doenças. Morro-de-medo! Mas nao deixo de viver por isso. Ando sempre com alcool em gel e tento sempre deixar tudo limpo, apesar de falhar varias vezes por preguiça ou esquecimento. Mas eu tento né?

Luigi até agora ta super bem. Mas qualquer respiraçao mais forte, eu ja tremo na base. Sempre brinco quando me dizem que ele é novinho pra sair muito assim dizendo que ele tem que adiquirir anticorpos. Mas la no fundo o que eu faço mesmo é pedir a Deus que guarde meu pequeno de todo o mal e de toda dor. Que lhe de saude e que me ajude a ser uma mae melhor a cada dia.

Pra finalizar olhem so o passaporte do senhorito Luigi Formagio, que nem nasceu direito e ja pode viajar pro exterior. Ta muito abusado né?

Certidao de Nascimento Brasileira



Comentários

  1. Lindas fotos e muito bonito o pais...ele está grande !! adorei a foto dormindo na mesa tadinho Hehehe...Renan na idade dele eu tinha medo de sair de casa com ele imagina viaja bobinha eu
    Beijinhos e um otimo domingo ♥
    http://anjodmv.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Na verdade foi uma aventura viajar com o pequeno hein...mas que bom que deu tudo certo ele ficou lindo no passaporte...

    ResponderExcluir
  3. Aii que lindão, viajante!
    Alice tinha um macacão igualzinho amiga, desse felpudinho branquinho ....
    Beeijinhoos

    ResponderExcluir
  4. Olá Milena passeando na blogosfera encontrei seu blog e adorei o Luigi é uma graça e realmente que abusadinho heim tão pequenino e já tem até passaporte?! kkk...

    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Que chic Mi! Luigi está super viajado agora?!
    Amei o macacãozinho felpudo também. Um beijo em vc e no beibe lindo.

    ResponderExcluir
  6. Genthc, esse bebê é muito chique!! Já tem um passaporte!!! E ficou o máximo a carinha dele na foto, hehehe... e que aventura essa viagem com o pequeno, hein! bjos

    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi amiga, óia eu aqui de novo...
    quero te falar que estou fazendo um sorteio lá no blog e que ficaria feliz se vc quiser e puder participar.. bjos
    Ich, hasfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi mamãe, estou te seguindo.

    adorei o blog.

    e o Luigi é uma graça ! ;)

    ResponderExcluir
  9. Oi..
    Viajar com esses pequeno e' sempre na busca de aventura neah ...rs
    QUE FOTOS MARAVILHOSAS!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Adorei seu blog. tbm sou mãe novinha..vou fazer 22 anos em janeiro e tenho meu baby de 3 meses. Não sabia que na Itália era assim..deve ser um saco né. Aqui as pessoas já falam tanta besteira p/ mim e p/ o meu marido pq resolvemos ter filho novo. Cada um faz sua escolha e viva feliz né..
    Qual city da itália vc mora? Meu marido tbm é descendente de italianos e tá doido p/ fazer um visita nesse país lindo. Mas vamos esperar Luquinha crescer mais um pouco. Acho vc super corajosa de morar longe dos seus pais nesse momento maternidade..a gnt fica tão sensivel né.
    Beijussss

    ResponderExcluir
  11. Já disse que amo o teu blog ? *------*
    Parabéns pelo mais novo cidadão Brasileiro ooownti >.<

    ResponderExcluir
  12. Anônimo15.12.11

    Amiga, vc nao sabe o mega orgulho que eu tô de você! Sou super a favor disso, filho não veio ao mundo para nos prender nem nos deixar passar vontade! Sou contra a ambientes fechado, com aglomerados de pessoas (shopping..)..pq realmente ele precisa de anticorpos. Mas vocês tem que viver e faze-lo viiver tbm!
    Inspiração para mim! Mamãe linda e moderna!!!!
    Mas meu nenem dormindo na mesa??? Judiaçããoooooo.. a tia quase chora vendo!!! kkkkk
    E o passaporte? CHIQUERRIMOOOOOO!! Agora já pode pegar o primeiro voo e vir ver a terra do sol que irá dispensar todos esses agasalhos!!!! haha
    AMo vcs!!!!! Beijoes!!!! Tia NandaRousseau

    ResponderExcluir
  13. É vida de mãe é assim mesmo, meu filhote nasceu no Brasil, papai voltou antes e eu voltei sozinha com ele quando ele tinha 7 semanas de vida hahaha, foi uma cena memorável, o povo no avião me olhava com aquela cara de "nooooossa, mas tão novinho e vc viajando!" e eu dizia "não to passeando, to voltando pra casa!!" haha

    Depois disso foram muitas outras viagens mas com o papai pra ajudar tudo foi bem mais fácil. =)

    Boa sorte na nova jornada.

    Beijão

    PS:Se eu fosse vc apagava as fotos do passaporte ou cortaria de forma que os dados não ficassem expostos, esse é um documento e sabe como é, não se deve expor dados de documentos assim, na net... é só uma dica, não me leve a mal.

    ResponderExcluir
  14. Que delícia saber das viagens do Luigi! Isso é que é cidadão do mundo! Eu só tiraria as fotos dos documentos dele do ar, é perigoso expor documentos tão importantes na internet.
    Adorei seu blog!
    Beijos
    Livia
    maeviajante.com

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários

Os mais lidos