Morte de bebes por sufocamento no berço

Imagem daqui


Fazia tempo que queria falar sobre isso aqui no blog. Voces sabiam que nos EUA, em sete anos, 32 bebês morreram sufocados ou estrangulados pelos laços que amarram os protetores dos berços? Pois é, nem eu. Foi depois de uma reportagem que passou no Fantastico, que minha familia me mandou por email, que soube e fiquei impressionada com o perigo de um item, hoje muito comum, pra nao dizer assencial, de um enxoval: o protetor de berço. Infelizmente isso é um fato. Todos os anos crianças morrem por negligencia, desinformaçao, descuido ou mera fatalidade. Busquei na internet os dados sobre esse tipo de mortes no Brasil e nao encontrei. A unica coisa que encontrei foi essa reportagem aqui.


Nao conseguiria imaginar algo do tipo acontecendo comigo ou com alguma amiga ou familiar. Por isso achei que tinha que compartilhar o que eu sei, o que eu vi, o que eu aprendi com voce, que me le. A verdade é que, depois que voce vira mae, voce cria medos que antes nao existiam. E isso acontece, pela simples possibilidade de perder o seu bem maior, seu amor maior. Aquele que chegou para te provar que amor tem mais significado depois da sua chegada: o seu filho.


Vi, e na mesma hora, fui no berço do Luigi providenciar as devidas medidas. Porém, um big porém: aqui esta frio e nao tem como deixa-lo sem cobertor(no video os pediatras recomendam o berço vazio, sem qualquer bichinho de pelucia, cobertor, travesseiro, etc). Tirei os protetores do berço, mas percebi de madrugada, quando acordei para amamenta-lo, que a cabeça dele, orelhas, nariz e maos estavam super gelados. Fiquei super incomodada e o coloquei para dormir no moisés, no seu carrinho, ao lado da minha cama. Como ele ainda tem 3 meses, ainda dorme no carrinho as vezes, ja que ainda nao se movimenta tanto ao ponto de se virar. Ele fica do ladinho da minha cama durante a noite, acorda, mama e o coloco no berço.


Porém, li  em um panfleto que recebi no hospital, onde Luigi foi vacinado que a melhor posiçao para o bebe até 6 meses dormir é com a cabeça para cima(nao de bruços) em um colchao firme, sem travesseiro. Como o colchao do carrinho é mais molinho, acabo por revesar. Ele começa a noite dormindo no carrinho e termina no berço. Quando retirei o protetor de berço, percebi que ele  também protegia o bebe do frio. Visto isso, decidi recoloca-lo, mas por tempo determinado. Apenas até ele começar a virar e ficar mais esperto. Por enquanto, ele ainda dorme e acorda na mesma posiçao. Uso 2 cobertores, um mais fino e um mais grosso, porque apesar de haver calefaçao em casa, ainda fica friozinho. Isso vai coincidir com o fim do inverno, e ficara menos frio, assim poderei tirar tudo de uma vez.



O cobertor prendo no colchao no lado dos pés, e os levo até as suas axilas. Coloco seus bracinho em cima do cobertor ou para cima ao lado da cabeça tipo o Cristo Redentor, que é como ele gosta de dormir. Depois de coloca-lo com o cobetor limitadissimo, "prendo", deixando um pouco soltinho na lateral do bernço, entre o colchao e o mesmo. Assim fico mais segura, ja que se ele tentar puxar o cobertor para cima das vias respiratorias ao ponto de cobri-las e sufocar-se, nao conseguira, pois o mesmo esta preso.


Acordo a cada movimento, gemido ou respiro mais profundo vindo do berço. Meu olhar segue no meio da escuridao noturna diretamente ao lugar onde esta sua cabecinha em um milésimo de segundo. Durmo pastorando-o, com medo. E isso mexe realmente com a minha cabeça. Penso que aquelas maes que perderam seus filhos por uma fatalidade, nao imaginavam nunca que isso poderia acontecer. E isso me da mais medo ainda.


Estou sempre alerta, e a qualquer momento pulo da cama e  vou correndo ao seu encontro com o coraçao na mao. Pra mim facilita pois o berço fica no meu quarto, bem pertinho da minha cama, e assim vai ser até ele completar idade para dormir sozinho, longe dos meus olhos. Esse é um assunto aterrorizante. Eu mesma nao gosto nem de pensar nisso, mas é sempre bom estar informada e prevenida nao é? Entao, queridas amigas, vejam o video com carinho e tomem as providencias. Todo cuidado é necessario com eles nesta fase de dependencia completa dos adultos.


Espero de coraçao, ter ajudado em alguma coisa compatilhando essa informaçao. Beijos fortes.


Milena Lanne

Comentários

  1. O berço da Luisa tinha um monte de coisas: protetor, bichinhos de pelúcia, travesseiro, lençol, cobertor... tirei tudo! Já peguei ela com o cobertor na cara, essa ideia de prender no colchão foi muito boa e vou fazer. Ela já rola pra lá e pra cá e todo cuidado é pouco mesmo. bjo
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é Ich, temos que estar alertas aos nossos pequenos! Beijos

      Excluir
  2. Milena, ótimo alerta. É um perigo do qual a gente não se dá conta...
    Quanto ao lance do cobertor, você já tentou usar aqueles sacos de dormir de vestir? Eu falei disso lá no blog, É tipo um edredon-saco-de-dormir de vestir no bebê. Aí na Europa é super fácil de encontrar, qualquer loja de bebê deve ter, eu vi muito para vender em Madrid. O link para o post é esse aqui: http://www.maeviajante.com/2009/06/saco-de-dormir-para-bebes-ate-6-meses.html. Vale a pena tentar. Aqui na Austrália tenho uma amiga que usou para a filha dela até ela ter 7 meses, foi muito bom. Depois me conta como vc se resolveu aí com o frio!
    Beijo
    Livia
    maeviajante.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Livia, eu tenho 2 sacos de dormir, um deles, veio do Brasil, minha cunhada deu de presente pro Luigi. Porém, as pontas dele sao de mesmo tamanho. Nao é menorzinho na frente pra nao ter perigo de ir pro rosto do bebe, entende? Entao eu acabo usando esse apenas no carrinho, pra sair. Mas ja usei pra ele dormir também. Obrigada pela dica. Vou dar uma olhada la no teu post. Beijos

      Excluir
    2. Ahh, e o outro saco, nao sei, acho ele meio fino. Acho que nao aquece direito.

      Excluir
  3. Amiga! ja ia te falar do saco de dormir mas ja falaram. Depois vou escrever sobre isso no meu blog tbm! Olha e exclente. Rafaella por exemplo odeia cobertor, e olha foi Deus mesmo,pois varias vzs ela quiz tirar cobertor, mesmo fazendo frio, ela e birrenta e nao gosta de nada encostando nela, e peguei ela com os cobertores encima dela tapando o rosto. Sorte, q como vc, eu escuto qq coisinha e corro pra onde ela esta, me sendo ao meu lado, seja um ruido simples, nao deixo de olhar, vai saber neh??? e olha, depois q minha sogra mandou o saco de dormir foi alivio, pra ela e pra mim. Esse saco e mais grande na parte de baixo, o q permite ao bebe/ou criança, se movimentar, e nao ter a sensaçao de q esta presa. E ficam so os bracinhos de fora. Entao se esta mto frio, vc coloca uma coisinha mais "·abrigadinha" nele, se nao esta tao frio, uma camiseta manga comprida e pronto. Tem um bebe quentinho, q pode se mexer e nada q possa sufoca-lo. Fica a dica. Procure por eles msm, pois tem em todo lugar. E se nao achar, peça pra uma costureira fazer e super facil, ate eu faço olhando,VALE MUITO A PENA.
    ADOREI O POST, ADOREI O ALERTA.bjs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luly, temos que ficar sempre alerta ne querida? Isso é angustiante. Um dia ainda vou deixa-lo dormir so com a roupa e pronto. Sem cobertores, to so esperando esse frio passar! Beijos gata!

      Excluir
  4. E preciso de facto ter muito cuidado..os medicos aqui dixem que devem dormir de lado sempre e nunca de barriga pa cima ou pa baixo. Pois de cara para cima pode vir o vomito o arroto etcc e pode sufocar e de barriga para baixo nao por varios motivos. bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois aqui, Luigi dorme de cabeça pra cima. Assim recomendaram enfermeiras, obstetras, medicos e pediatra.

      Excluir
  5. ai amiga. otimo post. bercinho de clarissa tem ursinha, travesseiro, protetor de berço.., ou seja tudo que não pode. e ela ja esta um perigooo. mexe muito. por sorte meu ouvido é como o seu. e vou em seu quartinho pelo menos 2 x na noite ver como ela esta.

    ResponderExcluir
  6. Menina.. vc viu? Fiquei passada ao ser chamada de senhora (nada contra elas, hehehe)... mas é que não estou na idade ainda! E eu sou de SP sim =)
    bjo
    Ich, Hausfrau
    www.ich-hausfrau.com.br

    ResponderExcluir
  7. Esse é um assunto sério mesmo e todo cuidado é pouco.
    Temos que estar sempre de olho.

    Beijos amiga linda ♥

    ResponderExcluir
  8. O berço do Enzo tem protetor de uma lado do outro eu coloquei o protetor ao contrário, mas sempre faço rolinho com a coberta e coloco nas costas dele e ele e lado e um travesseiro na barriguinha ara ele não virar, como ele tem refluxo não confio em deixar ele de barriga p cima. bjs


    http://maeefeliz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Flor tem selinho pra vc no blog

    ResponderExcluir
  10. Bom Dia, gente, tudo bem???Olha só...coloquei meu bebê para dormir em seu moisés ao lado de minha cama...acordei um tempo depois e vi que ele tinha coberto o próprio rosto com a coberta...retirei na mesma hora e ele fez um barulho como estivesse em apneia...não chegou a ficar roxo...mas fiquei com muito medo...agora passa de tudo por minha cabeça: será q faltou oxig~enio no cérebro dele?Será que pode ter causado algum dano cerebral? Por favor, preciso de respostas...ele está normalzinho..mas, sei lá...o medo é enorme!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Chico, calma, talvez só tenha perdido um pouco o ar por causa do cobertor. Uma dica que eu dou é agasalha-lo bem com roupinhas e deixar o cobertor mais baixo, prende embaixo do braços dele pra não correr o risco dele colocar de novo no rosto.
      O que eu sei que ajuda muito na questão de sufocamento ou falta de oxigenio é deixar o bebê perto de você, não lembro o porque ou explicação cientifica, mas uma vez eu li algo que o bebê quando sente nossa forma de respirar, começa a respirar igual. Enfim, espero que esteja tudo bem por ai! Um super abraço :D

      Excluir

Postar um comentário

Comentários

Os mais lidos