Sobre a amamentaçao



Ahhh, posso comemorar um pequeno crescimento do meu filho? Posso?

Hoje eu Milena Lanne, declaro oficialmente que Luigi percebe o mundo a sua volta meu povo. Isso nao é a coisa mais linda do mundo inteiro? Hein? hein? hein?

Meu filho olha e ve! Ve mais, ve melhor. Ve contrastes, ve cores. Ve coisas.

Que lindo, que lindo, que lindo.

Hoje fiquei reparando que ele estava olhando vidrado o bonequinho que tem empidurado no berço dele. Liguei o mobile dele e ele buscou o som até que encontrou aquele negocio girando em cima dele. E ficou hipnotizado. Que coisa mais fofa neeeeeeeeee??????? Aiii, Xonei de vez!

***


Momento retardomongolico passado. Respira Milena, respira!


***

Recomeça


***


Oi genteS, tudo bem cUm vocEis? Aqui estamos bem, obrigada. Que tal falar um pouco sobre esses dias que eu fiquei ausente? Ceis querem saber como foram?

Vou começar falando da pediatra do Luigi que é um amorzinho. Fomos na semana passada fazer a sua primeira consulta. E adivinhem so quanto o gordinho cresceu em 12 dias? 3 centimetros. E engordou 720gramas.

Apenas 720 gramas. A-P-E-N-A-S! A pediatra perguntou se eu dava apenas leite do peito. Eu, boba e orgulhosa disse que sim. Apenas agua veia  leitinho do peitinho da mamae. Eita que a mae aqui ficou completamente-super-hiper orgulhosa e satisfeita ao saber que ta dando conta do recado.

Alias, vou logo contar como esta sendo essa minha saga da amamentaçao né? Que eu so falo que vou contar e nao conto. Entao vamos la!


Amamentaçao:

"E entao, ele chegou. A enfermeira o colocou no meio seio. Ele mamou por uma hora seguida e dormiu."

Depois da primeira mamada bem sucedida pensei: Nossa, que facil esse negocio de dar o peito. é so botar a bola de leite com ponta pra fora do soutien e o menino suga, suga, suga até nao querer mais. FaciO, rapido e pratico.

Ai Milena, como tu te enganas. Como és inocente e como te surpreendes.

O dia passou. E no segundo dia eu ja estava pedindo arrego. Ajuda. HELP! Dar o peito doi queridas amigas. Doi, arde, sangra e vira ferida. Eu ainda estava na maternidade e chamei as enfermeiras pra ver se elas tinham algo pra eu passar no seio. Elas me deram uma pomada que ajudou um pouco com as dores.

PORéM...

O desesperado, mortudifome do meu querido filho queria mamar a cada hora, minuto, segundo. Se ele pudesse ficaria o dia inteiro empidurado na torneirinha da felicidade mais conhecida como: Peito da mamae. Entre as chatices da cesarea, as medicaçoes na veia, o stress que é dividir quarto da maternidade com uma filha de politico que chamou a cidade inteira para visita-la quando teve bebe. Voce ainda tem que se preocupar com a torneirinha da felicidade do seu filho.

Que doi, by the way.

Os dias passaram e o peito ja estava sangrando e com casquinha de ferida. A cada mamada eu sentia que queria morrer. Doia ver meu filho querendo comer desesperadamente me olhando com aqueles olhinhos lindos e eu morrendo de dor. Pensava: Nao me importo de dar o peito. Posso dar o dia inteiro(oi?) mas por favor, com dor nao. Dor e eu nao somos muito amigas. Nem colegas. Nem nada.

Falando nos olhinhos. Gente que coisa MAIS linda do mundo todo é essa de olho no olho que eu nunca tinha ouvido falar? Quando o bebe ta mamando ele fica te olhando(pelo menos o meu filho fica) e é arrebatador. Me apaixono todos os dias, a cada mamada. Ta, quando doi muito eu nao me apaixono. Mas o olhar dele conforta e alivia a dor.

Bom, dai que desde o segundo dia de amamentaçao que eu uso duas pomadas. Uma se chama colostro. A outra se chama Pure.Bio e é da Chicco. Elas me ajudaram e ajudam DEMAIS! Porém colegas eu usei de outro artificio para driblar esse pequeno problema sem deixar de dar o leitinho forte e nutriente da torneirinha da felicidade.

Sabem qual?
Eu sei, eu sei! As conchas de amamentaçao!
Ta, também usei as ditas cujas e ainda uso viu? Sao otimas, pois com os seios em carne viva, nao tem santo que consiga deixar algum pedaço de roupa chegar perto. Uso e recomendo. Conchas de amamentaçao. Se voce nao conhece, da uma olhada ai no amigo google que ele te mostra o que é!

Entao voltando ao outro artificio que eu usei para driblar o pObrema.

Usei BOMBINHA DE TIRAR LEITE. Quando cheguei em casa da maternidade, depois de uns dias comprei essa bombinha e olha, foi a salvaçao dos meus primeiros dias de amamentaçao. Comprei uma da Philips, chamada  AVENT. Ela vem com uma mamadeira pequena, adaptadissima para o baby nao deixar de mamar no seio. O furinho do bico dessa mamadeira é minusculo e o bico é todo trabalhado para parecer com o seio materno.

Otimo né? Primeira vez que eu tirei o leite, tirei 30ml de leite e estava tao, tao, tao feliz. Meu filho ia conseguir mamar leitinho da mamae, sem arrancar meu mamilo. Entao, daria tempo para cicatrizar e melhorar a situaçao aqui.

Nos primeiros dias tentei ao maximo dar a mamadeira e deixar os seios descansarem. Logo depois que vi que ia ficando melhor, ia dando o peito de novo. Luigi nao estranhou a mudança de peito para mamadeira-mamadeira para peito. Ele so quer saber de sugar. E que saia leitinho de preferencia.

Nesse meio termo tentei dar a chupeta porque ele tem TAMANHA necessidade de sucçao e eu nao dou conta do recado. Quando eu vejo que ele esta cheio e que so quer ficar sugando, eu dou a chupeta pro baby.   Quando ele esta desesperado por peito(ele vive assim) e eu to acabando de tirar leite, ou tenho que ir ao banheiro, ou preciso urgentemente comer alguma coisa antes de desmaiar. Novamente a chupeta entra em açao.

Depois de um tempo comecei a tirar 100ml de leite de cada teta. E é o que o Luigi mama aproximadamente a cada mamada, agora de 3 em 3 horas. Ele ja chegou a tomar 150ml de uma vez so. Mama mais do que consegue. Quase sempre deixa o peito com uma cara de "tomei todas e agora nao sei aonde eu estou, ou quem eu sou". Eu e o Alan ficamos o tempo todo brincando com ele perguntando em que bar que ele estava mesmo.

Depois desses 150ml de leite a recomendaçao é nao mexe-lo muito, ja que o guloso mamou tanto que chega a vomitar a qualquer minimo balanço pòs bebedeira. Temos que coloca-lo para arrotar bem devagarzinho para nao correr o risco dele regurgitar todo o leitinho.

Hoje Luigi faz 3 semanas e um dia de vida. Acho muito cedo para dizer que temos uma rotina. O que eu posso contar foi como foi amamentar nessas primeiras 3 semanas.

Os meus seios estao BEEEEEM melhores. Comecei a usar também a bepantol(essa pomada que voces usam no Brasil.), nos mamilos e bico dos seios. Hoje to fazendo assim: De dia o peito. De noite mamadeira. Pouco a pouco pretendo tirar a mamadeira e dar so o peito. Ja estamos quase conseguindo fazer isso. Dou apenas 2 mamadeiras durante a noite. Cada uma de 100ml, ou 125ml.

Adoro o contato pele a pele que temos durante a amamentaçao. Adoro saber que as dobrinhas dele estao sendo construidas atraves do dom que Deus me deu de poder amamentar. De produzir o alimento do meu filho. O MELHOR alimento que ele poderia ter nesses primeiros meses de vida.

Adoro ser unica na vida dele. Ser requisitada quase 24h pra fornecer e suprir suas necessidades. Sem duvidas amamentar um filho, completa esse negocio de ser mae. Nos deixa ainda mais bobas e apaixonadas por esses mini seres-humanos.

Pretendo seguir assim Luigi-eu-torneirinha da felicidade pelos proximos meses com muito amor e dedicaçao.

O peito
A mamadeira
                                     
A chupeta

Comentários

  1. Oi ...
    Rs nem tudo e' bomm nao e mesmo...quer dizer e bom mas tambem tem as partes menos boas..e isso nos nem sempre tamos preparadas, apesar de sabermos que pode acontecer...
    Mas o que interessa e que seu pequeno ta a crescer e a engordar muito bem =)
    QUe voce tem leite para ele... e que as dificuldades dos seios estao a ser ultrapassadas !!

    Beijo

    ResponderExcluir
  2. ai amiga que bom! eu tbm amo qd clarissa me olha nos olhos qd mama. e acredite que é mais por isso, por esse contato que não desisto de dar o peito. mas nunca consegui tirar nem 60 ml de um peito só. por isso acho q a pequena smepre tem fome.

    ResponderExcluir
  3. Q lindo Mi!
    ah como eu gostaria q Rafinha mamasse so leite materno, mas ela mama dos 2 seios e ainda chora por mais. So nas madrugadas q ela mama do seio e ficva satisfeita e volta a dormir..

    Parabens mamae, vc esta sendo otima!

    Ahh, ia esquecendo... vou privatizar o blog, entao.. deixa seu e-mail la nos coments do meu blog, para q possa enviar o convite, beijos.

    ResponderExcluir
  4. Mi querida, parabéns por estar conseguindo manter exclusividade no leite materno. Eu não fui tão feliz na amamentação, não tenho bico no peito (um é plano o outro invertido) então isso dificultou muito. Usei um intermediário de silicone, mas aí vazava tudo e a Ana Luiza não mamava o suficiente. Fora que por não ter uma pega boa meu peito também ficou com aquelas feridinhas insuportáveis e se eu tentasse tirar com a bombinha, a ferida abria mais e o leite ficava com sangue. Mesmo assim consegui passar essa fase dolorida (depois o peito acostuma e nem dói mais nada) e amamentei até os 3 meses. Só que como a pequena começou a crescer e meu leite vazava muito com o silicone, ela passou a ficar com raiva do peito e não pegava de jeito nenhum, eu comecei a tirar e dar na mamadeira e cada dia saia menos leite das peitolas. Em um mês só pingava e ela passou definitivamente para o leite em pó...
    Te desejo toda sorte do mundo para o Luigi continuar mamando por muuuuuito tempo pra ficar bem fortão!

    Beijooos

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Comentários

Os mais lidos